Com minhas filhas, a cada dia aprendo um pouco mais sobre a importância da liderança pelo exemplo. Afinal, elas são minha equipe em tempo integral, estando sob minha supervisão, orientação e responsabilidade. Como membros da minha equipe, elas tendem a reproduzir meu posicionamento e desdobrar minhas decisões, tal qual acontece nas equipes de trabalho.
O exercício da liderança desse pequeno time de duas meninas faz com que eu me esforce para desempenhar a liderança pelo exemplo.
Saber que minhas filhas tendem a reproduzir meu comportamento me leva a refletir sobre qual a melhor forma de agir em diversas situações do nosso dia a dia. Não adianta falar para elas sobre tratar os outros com respeito e educação, se eu tiver o hábito de xingar pessoas no trânsito. Não faz sentido tentar ensiná-las a combater preconceitos, se eu escutar calada piadas homofóbicas, racistas ou machistas. Não imagino melhor forma de transmitir a elas a importância de se esforçar e dar sempre seu melhor do que deixando-as ver que é assim que construo minha rotina. Não conseguiria explicar a elas que “lugar de mulher é onde ela quiser” se o meu próprio lugar não fosse onde eu quero.
Impossível dissociar essa reflexão, que permeia minhas atividades diárias com minhas pequenas, da minha vida profissional. Identificar pessoas que exercem a liderança pelo exemplo no ambiente de trabalho, não somente me desperta admiração, mas me inspira a replicar este tipo de liderança. Meu sonho é que minhas meninas olhem para meu exemplo e também tenham dificuldade de distinguir o limite entre a admiração e a inspiração.
Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/eu-aprendo-com-minhas-filhas-curriculo-marcia-rocha-do-valle?trk=public_post_feed-article-content